quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Aos Filhos e Filhas de Deus Feliz 2009
Surpreendentemente mais um ano,
Festas de fraternidade
Na esperança do branco
Alguns esperam fogos coloridos
Outros procurarão escapar dos fogos mortais
Trilhas diversas de caminhantes do mesmo planeta no ano que finda
Muitos vestidos de branco
Outros de vermelho sangue-dor
Verbalizam-se votos de esperança e paz.
Ao longe ecoam urros de dor, medo e aflição.
Dos caídos pelas guerras declaradas
Dos caídos pela dor emudecida
Se decompõe a realidade da guerra e mortos na fumaça festiva dos incautos
Por instantes os povos se abraçam,
na cumplicidade da omissão.
Procuram resgatar alegrias e bênçãos
Pensam serem os eleitos!
Videntes pairam,observam..
O desvario ilusório dos seres que procuram a liberdade já decomposta na essência.
Eles, os videntes, lastimam os de branco,
que ignoram os de luto
Surpreendentemente mais um ano,
Apesar do clima profético,
Não avançaram, retrocederam
Na covardia utópica
Em guerras eternas sem paz
Aguardam badalar suave de sinos
Escutarão tambores da opressão
Ana Maria C. Bruni
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
ACABOU A FESTA!
MPF alerta para a privatização das praias no reveillon
Como forma de garantir o livre acesso da população às praias, o Ministério Público Federal (MPF/BA) recomendou nesta segunda-feira (29) às prefeituras dos municípios de Cairu, Camamu, Canavieiras, Igrapiúna, Ilhéus, Itacaré, Ituberá, Maraú, Nilo Peçanha, Taperoá, Una, Uruçuca e Valença e à Gerência Regional de Patrimônio do Estado da Bahia (GRPU/BA) que não autorizem a colocação de toldos, tapumes e outras estruturas nas praias ou adjacências durante as festas de fim de ano ou em qualquer outra ocasião.
A recomendação foi feita, após o MPF/BA receber a denúncia de que os responsáveis pelo Complexo Turístico Batuba Beach, na Praia de Batuba, em Ilhéus, montaram estruturas e toldos na areia para realização de uma festa no sábado, 20. Em função da denúncia, os responsáveis pelo empreendimento foram também notificados para que, em 48 horas, removam as estruturas. Caso contrário, o próprio município deverá retirar os equipamentos instalados irregularmente na praia próximo ao complexo.
Segundo a procuradora da República Fernanda Oliveira, autora da recomendação, a ocupação das praias dos municípios litorâneos têm ocorrido com frequência, principalmente, durante as festas de reveillon. "A pretexto de oferecer uma festa 'privatizada' aos seus clientes, os detentores de barracas de praia impedem que a população em geral tenha acesso e visão da praia e do mar, conduta esta vedada pela legislação", afirma a procuradora.
Ainda de acordo com Oliveira, existem dois inquéritos civis no MPF em Ilhéus que apuram a ocupação desordenada e danosa ao meio ambiente na orla marítima de Ilhéus e de Itacaré (BA).
O MPF/BA estabeleceu prazo de cinco dias para que os municípios, a GRPU/BA e os responsáveis pelo Complexo Turístico Batuba Beach prestem informações sobre as medidas adotadas para o cumprimento da recomendação, sob pena de adoção das providências administrativas e judiciais cabíveis.
Leia no A Tarde
...
PROIBIDO: Colocação de toldos, tapumes e outras estruturas nas praias ou adjacências durante as festas de fim de ano ou em qualquer outra ocasião. O próprio município deverá retirar os equipamentos instalados irregularmente na praia
Sarkozy e Carla Bruni deixam Itacaré- Bahia
Terminado o período de férias em um resort de luxo na cidade de Itacaré, no sul do Estado, Nicolas Sarkozy e Carla Bruni deixaram a Bahia às 18h25 desta terça-feira, 30.
O presidente francês saiu do Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, em um helicóptero da Forca Aérea Brasileira direto para o Aeroporto Internacional de Salvador, onde desembarcou às 17h58 para dar início a viagem de volta ao seu país.
No aeroporto de Salvador, eles tiveram que esperar cerca de nove minutos para decolar, pois três aeronaves já estavam prontas para levantar vôo, devido ao aumento do fluxo aéreo, que é comum nesta época do ano.
Presença do casal Sarkozy provoca onda de boatos
A presença do presidente da França, Nicolas Sarkozy, num resort isolado no município de Itacaré, a 436 km de Salvador, não alterou em nada a rotina do local, mas abriu a indústria da boataria. Raro é encontrar uma roda de conversa em que não se toca no assunto, e no movimento do boca-a-boca o assunto vai ganhando contornos engraçados. A cidade foi ouriçada com o boato de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria na região e teria programado uma visita ao centro do município.
Apesar de Sarkozy e sua esposa, Carla Bruni, ex-modelo que segue carreira de cantora, não terem deixado as dependências do Resort Txai a não ser para ir à praia em frente, circula nos bate-papos de "porta de bar" que ele já teria jantado em um restaurante do perímetro urbano. Fonte A Tarde
Impunidade no caso Bateau Mouche
Luiz Orlando Carneiro, JB Online
BRASÍLIA - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, afirmou que a impunidade dos responsáveis pela tragédia do Bateau Mouche - ocorrida há 20 anos, na Baía de Guanabara "afunda a credibilidade do Poder Judiciário e faz naufragar as esperanças daqueles que, um dia, acreditaram ser possível a justa reparação judicial". Para Britto, é "lamentável" que o Judiciário não tenha cumprido "seu papel fundamental na conservação do Estado Democrático de Direito e na tarefa de levar a palavra da justiça àqueles que dela necessitam".
O presidente da OAB lembrou que, há muito, a entidade defende a tese de que casos emblemáticos que atingem a sociedade brasileira - como o do Bateau Mouche, que naufragou matando 55 pessoas que assistiam, a bordo, a queima de fogos em Copacabana, na virada do ano de 1988 deveriam receber a atenção especial do Poder Judiciário. Para ele, se a idéia tivesse merecido acolhida, "evitaria, como se está agora a recordar, a ocorrência de casos não julgados ou que prescrevem, só trazendo desânimo ao cidadão brasileiro em sua histórica luta em fazer da Justiça uma atividade-fim do Estado
http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/12/29/e291217157.html
.....
Críticas não trarão justiça nem aliviarão as dores dos familiares. Os direitos destas famílias foram usurpados pelo judiciário brasileiro!
Um Ordem é uma ordem não uma desordem, durante 20 anos esta Ordem não poderia ter evitado este desfecho?
Ana Maria C. Bruni
O casal Carla Bruni-Nicolas Sarkozy pode deixar o País e retornar à Europa nesta segunda-feira (29
Haviam rumores de que Sarkozy e Carla Bruni poderiam permanecer na região e ficar até o réveillon, mas integrantes do corpo diplomático francês chegaram neste domingo (28) a Itacarezinho. Durante a tarde circulou a informação de que o casal encerraria a estadia no Brasil. Jornalistas e equipes de televisão chegaram a se deslocar para o aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, mas Sarkozy e Bruni continuaram no resort.
http://jc.uol.com.br/2008/12/28/not_188403.php
Presença do casal Sarkozy provoca onda de boatos
A presença do presidente da França, Nicolas Sarkozy, num resort isolado no município de Itacaré, a 436 km de Salvador, não alterou em nada a rotina do local, mas abriu a indústria da boataria. Raro é encontrar uma roda de conversa em que não se toca no assunto, e no movimento do boca-a-boca o assunto vai ganhando contornos engraçados. A cidade foi ouriçada com o boato de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria na região e teria programado uma visita ao centro do município.
Apesar de Sarkozy e sua esposa, Carla Bruni, ex-modelo que segue carreira de cantora, não terem deixado as dependências do Resort Txai a não ser para ir à praia em frente, circula nos bate-papos de "porta de bar" que ele já teria jantado em um restaurante do perímetro urbano. Fonte A Tarde
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Neste Verão Não Mate.Não Morra
O artigo 135 do Código Penal Brasileiro é bem claro: deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime.
A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.
O fundamental é saber que, em situações de emergência, deve se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico. Além disso, certifique-se de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para você. Não se esqueça que um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.
domingo, 28 de dezembro de 2008
La Bruni em Itacaré -Bahia
Policiais militares à paisana, agentes de segurança franceses e seguranças da pousada tentaram impedir que a imprensa fizesse imagens da primeira-dama, e montaram barreiras visuais em toda a extensão da praia que margeia o Txai Resort, onde ela está hospedada. O esforço dos policiais e dos seguranças presidenciais, no entanto, revelou-se infrutífero e os repórteres fotográficos registraram todo o banho.
Integrantes do corpo diplomático francês chegaram hoje a Itacarezinho, e há um rumor de que Sarkozy e Carla Bruni poderiam esticar sua permanência na região e ficar até o réveillon, mas a situação na Europa leva a pensar que isso não será possível.
Brasil em Guerra?
O Brasil ocupou o primeiro lugar em mortes violentas no estudo comparativo entre 11 países realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). A pesquisa foi divulgada ontem (19) e apontou, na análise da proporção estimada de mortes por danos intencionais, que a violência foi a causa de 4,69% das mortes ocorridas nos anos de 2002 a 2003.
Esse índice é praticamente o dobro de todos os outros países pesquisados: África do Sul, México, Argentina, Índia, China, Rússia, Espanha, Alemanha, Finlândia e Estados Unidos.
"Quando vemos as mortes causadas por danos intencionais, verificamos que o índice no Brasil é praticamente o dobro de qualquer outro país.
Leia em Portal Ecodebate
Aumentou o número de mortes provocadas pela polícia de São Paulo quando se comparam os primeiros semestres de 2007 e 2008. O número subiu de 201, em 2007, para 245, em 2008, de acordo com artigo do relatório publicado pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, nesta quinta-feira.
Leia Ultimo Segundo
As estatísticas da violência contra a mulher no Brasil são assustadoras.
Em 2004 foram assassinadas, no Brasil, 3830 mulheres.
Em 2006, no período de janeiro a junho, só em Pernambuco foram assassinadas 285 mulheres.
60 a 70% delas foram assassinadas por parceiros, ex-parceiros, namorados, ex-namorados.
Outras 20% por parentes, vizinhos e conhecidos.
Pernambuco é só o 3º entre os estados que mais matam mulheres.
Foram 6,5 mortes por 100.000 mulheres em 2004
As estatísticas da violência contra a mulher no Brasil são assustadoras.
Em 2004 foram assassinadas, no Brasil, 3830 mulheres.
Em 2006, no período de janeiro a junho, só em Pernambuco foram assassinadas 285 mulheres.
60 a 70% delas foram assassinadas por parceiros, ex-parceiros, namorados, ex-namorados.
Outras 20% por parentes, vizinhos e conhecidos.
Pernambuco é só o 3º entre os estados que mais matam mulheres.
Foram 6,5 mortes por 100.000 mulheres em 2004
As estatísticas oficiais estão muito aquém da realidade...
Leia aqui
Franceses na Bahia
Franceses são assaltados e espancados na Bahia
Um casal de turistas franceses foi assaltado e espancado na Ilha de Itaparica, em Salvador. Com uma série de hematomas, Jean Maxime e Michelle Cautra foram socorridos ao hospital Roberto Santos, na capital baiana, e passam bem, informou a Polícia Militar.
Ainda de acordo com a PM, não há informações sobre o que foi levado. Segundo a Polícia Militar (PM), a mulher ficou mais machucada, com ferimentos no rosto. A polícia procura os assaltantes.
Redação Terra
...
Em ITACARÉ família francesa vítima de golpistas sofre ameaças , agressões e perseguições.
Nete ano que se comemora os laços estreitos entre França e Brasil é fundamental que a França através de seu Consulado proteja e fale pelos seus filhos que se transferem com suas famílias para solo brasileiro.
Um país que não respeita os direitos de seus próprios cidadãos não tem o direito de receber cidadãos e investimentos de outros países!
Itacaré- Bahia
Ana Maria C. Bruni
sábado, 27 de dezembro de 2008
Estão voltando para casa pela marolinha!
Em Portugal, dados obtidos pelo Estado com a Organização Mundial de Migrações apontam que a crise está entre os fatores que levam brasileiros a pedir ajuda para voltar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Prefeitos
Segundo o presidente da União Brasileira de Municípios, Leonardo Santana, após o 5º Encontro Nordestino de Prefeitos, será levada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a proposta de aumento de 15% para 25% a fatia de tributos que vão para as cidades, sendo que outros 25% ficariam com os estados e 50% com a União. "Queremos redimensionar a quantidade de recursos que são destinadas às cidades. Hoje, os municípios têm que manter saúde, educação, lazer, saneamento básico", afirmou Santana.
Outro tema do encontro, que poderá contar com até 1.787 prefeitos da Região Nordeste, é a implantação do projeto Zona Franca do Semi-Árido Nordestino. Segundo Santana, a idéia é interiorizar o desenvolvimento, com oferta de terras, benefícios e incentivos tributários. "Não é lógico pensar que a transposição do Rio São Francisco vai trazer redenção total ao Nordeste. Sabemos que essa água não vai passar em todo os semi-áridos".
O banho de mar de Carla Bruni em Itacaré-Bahia
O que diz Sarkozy do Brasil
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou nesta segunda-feira no Rio que defende o ingresso do Brasil no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). Além disso, declarou que a União Européia (UE) está interessada em levar propostas conjuntas com o país à cúpula do G20, que acontecerá em abril, em Londres.
Leia Mais na Veja.Com
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse nesta terça-feira que o Brasil poderá se tornar uma potência militar com fins pacíficos, depois de assinar uma série de acordos, inclusive na área militar, com o governo brasileiro.
Leia na Folha
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Um dia
Somos agora no Brasil: 190.410.988 habitantes.
Somos agora no Mundo: 6.745.714.137 habitantes
...
No Paquistão os Talibãs proibem que meninas frequentem escolas
No Brasil vivemos em estatísticas pelos estados no ranking da violência contra a mulher.
Enquanto isto caímos, morremos e morremos e por cruel ironia pedimos ajuda para aqueles que nos abatem.
Assim encerraremos este ano de 2008 e em 2009 não será diferente se nós mulheres não nos unirmos e não nos posicionarmos com energia, coragem e persistência pelos direitos a que temos direito.
Um dia perceberão que somos em maior número e mais resistentes ao sofrimento e então o extermínio terá fim e as posições serão alteradas
Ana Maria C. Bruni
Video no Itacare News
www.territoriomulher.com.br
Os Favoritos da Violência
Sim, apesar de tudo que passei a violência ainda me choca!
E me chocará sempre, a crueldade, a hipocrisia, a traição, os psicopatas!
Sim, fico chocada com os programas e pela maneira que são apresentados
Sim, fico chocada com as Favoritas da Morte
Em pleno Natal o ápice da violência, da psicopatia desenfreada, da traição, dos crimes em todos os lares das famílias brasileiras
Estamos sendo vampirizados, com anestesias coloridas entre comerciais. Sedentos de sangue nos transformam em zumbis cultuando a violência, nos programando a indiferença.
Por isso os criminosos agem, os que poderiam ir contra eles vivem no torpor e morrerão nele.
São muitos crimes, catálogos de nomes que se foram. De maneira vertiginosa sucedem os crimes físicos e morais e nos fazem viver em transe até quando nos atingem diretamente então tentamos apelar para outros como assim tentaram fazer conosco sem exito
Quando falamos de vida dizem ser baboseiras!
Minha Farinha é de outro saco e com certeza não é destas terras!
A quem entregamos o Poder no Brasil? CORRUPÇÃO
A quem entregamos o Poder no Brasil? CORRUPÇÃO
A CPI das Milícias da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro indiciou 226 pessoas por participação em grupos paramilitares no Estado. A comissão encerrou suas atividades na sexta-feira. Entre os indiciados estão um deputado estadual, cinco vereadores e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, deputado estadual cassado Álvaro Lins, além de 67 policiais militares, oito policiais civis, três bombeiros, dois agentes penitenciários e dois cabos das Forças Armadas. leia mais »
quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
25/12/2008 Natal
Natal
Natal
Em 2009 espero que os bons se unam.
Que sejam corajosos e destemidos.
Que sejam amigos e solidários.
Que sejam caridosos
Que tenham forças nas adversidades
Que tenham determinação em seus objetivos
Espero que trilhem no caminho da fé
Que
Que tornem nossa sociedade melhor.
Que façam de suas máximas o renovar entre nós
Espero que todos sejam felizes
Espero que todos possam se amar
Feliz Natal e Feliz Ano 2009
Ana Maria C. Bruni
Os Dez Mandamentos da Lei de Deus:
1º Amarás a Deus sobre todas as coisas.
2º Não tomarás o Nome de Deus em vão.
3º Santificarás as festas.
4º Honrarás a teu pai e a tua mãe.
5º Não matarás.
6º Não cometerás atos impuros.
7º Não roubarás.
8º Não dirás falso testemunho nem mentirás.
9º Não consentirás pensamentos nem desejos impuros.
10º Não cobiçarás os bens alheios.
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Mudando a paisagem de Ilhéus!
Após sofrer com a decadência da cultura cacaueira a partir da década de 80, a região sul da Bahia voltará a ser protagonista no cenário econômico estadual a médio prazo, de acordo com avaliação de empresários e membros do governo do Estado. A análise positiva se deve a investimentos bilionários, principalmente na área de infra- estrutura,que a região receberá nos próximos anos.
Vista de Ilhéus: do cacau ao petróleo, novos investimentos podem mudar a paisagem da região
(Foto: Agecom)
Sede do futuro Porto Sul, do trecho final da ferrovia Oeste Leste e de um novo aeroporto, a cidade de Ilhéus (distante 458 km de Slavador) deve se transformar num dos pontos logísticos mais importantes do país. Somam-se a este panorama a descoberta recente de petróleo a região da Bacia de Jequitinhonha e de minério de ferro em Caetité.
ENTRAVE
Um dos entraves da economia baiana consiste justamente no custo do transporte dos produtos para o mercado exterior. Para além de baratear o escoamento da produção de grãos e de minério de ferro, a expectativa do empresariado é que os investimentos, superiores a R$6,7 bilhões, possibilitem a criação de novos pólos industriais em toda a região sul. Em entrevista ao CORREIO no mês passado, quando falou da possibilidade de uma ponte que interligasse Salvador à Ilha de Itaparica,coma possibilidade de redução em 150 quilômetros da distância entre a capital e o sul do estado, o diretor da Bolsa de Valores da Bahia, Wilson Andrade, afirmou que a região "tem um potencial de crescimento econômico ainda inexplorado".
"Ao fim da construção desse complexo multimodial, Ilhéus será um dos mais importantes pólos logísticos do país, escoando toda a produção do oeste brasileiro", diz o diretor-executivo da Associação dos Usuários de Portos (Usuport), Paulo Villa. Contudo, ele considera que a medida não resolve por si só os gargalos existentes nos portos de Aratu e Salvador.
Já para o presidente da Associação Comercial de Ilhéus, José Leite,a maior importância dos projetos reside na geração de empregos. "Apenas com o porto, serão mais de dez mil novos empregos", estima o empresário.
Ferrovia deve gerar dez mil empregos
Na ferrovia que ligará o oeste do país ao litoral sul baiano, cujos estudos de viabilidade técnica e ambiental já estão em andamento, serão investidos R$2,5 bilhões. A malha ferroviária ligará o Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Distrito Federal a Ilhéus.
"Empresas ligadas à produção de grãos, a exemplo das fabricantes de fertilizantes, deverão se instalar nas proximidades da ferrovia", diz o presidente da Associação de Irrigantes do Oeste da Bahia (Aiba), Humberto Santa Cruz. A ferrovia Oeste-Leste será utilizada, sobretudo, para transporte em granéis, com predominância de grãos, minérios e biocombustíveis produzidos nas regiões oeste, sudoeste e sul da Bahia.
Já para importação, a nova via férrea beneficiará o escoamento de fertilizantes e derivados de petróleo do litoral até o oeste do estado. A construção deve gerar mais de dez mil empregos. A interligação pela ferrovia deve criar uma nova via de comércio exterior que deve atrair os usuários de outros portos, cuja capacidade está saturada, a exemplo dos que estão localizados na região sudeste do país.
As obras para instalação da malha ferroviária começarão em junho de 2009. Informações do governo do estado dão conta que a entrega do trecho Ilhéus/Caetité da ferrovia será em julho de 2011 e outro trecho Caetité-Barreiras/São Desidério está previsto para julho de 2012.
O trecho de Barreiras/ São Desidério até Figueirópolis, no estado do Tocantins, deve ficar pronto em dezembro de 2012. O setor de minério de ferro será um dos beneficiados. Em Caetité foi descoberta uma imensa jazida cuja capacidade está estimada em quatro bilhões de toneladas de ferro. A Bahia Mineração Ltda (BML) prevê exportar 25 milhões de toneladas de minério de ferro em 2012.
Já a produção de grãos no cerrado deve saltar das atuais cinco milhões de toneladas para 15 milhões com o complexo multimodal. Segundo o secretário estadual de Planejamento, Ronald Lobato, a ferrovia é um sonho antigo que vai proporcionar a integração da Bahia com o Oeste brasileiro.
Mais de R$4,2 bilhões em investimentos
O Porto Sul consumirá recursos em torno de R$4 bilhões e vai se localizar numa área de 1.771 hectares, na localidade de Ponta da Tulha, no sentido Ilhéus-Itacaré. O complexo multimodal será formado por porto, retroárea portuária, ferrovia, rodovia, aeroporto, terminais turísticos e de carga alfandegária.
O terminal será também do tipo off shore, com a atracação das embarcações a três quilômetros da praia. "Queremos escoar por ano cerca de 90 milhões de toneladas", afirma o secretário estadual do Planejamento, Ronald Lobato. Ele disse que a construção do porto não deverá ser afetada pela crise já que a previsão é que o terminal comece a operar em 2012.
Já os investimentos previstos para a construção de um novo aeroporto em Ilhéus são da ordem de R$200 milhões. O presidente Lula e o governador Jaques Wagner já assinaram termo de cooperação.
Nova fronteira petrolífera
Em novembro passado, a Petrobras e a companhia noruguesa StatoilHydro informaram que indícios de petróleo foram encontrados em um poço de exploração no prospecto de Lua Nova, na Bacia do Jequitinhonha. A região marítima, próxima do litoral, entre Ilhéus e Belmonte, é considerada prioritária para a empresa brasileira, que deslocou equipamentos do pré-sal para a Bacia do Jequitinhonha.
O poço é operado pela Petrobras, que tem 60% de participação, e pela StatoilHydro, que detém os 40% restantes. "Foi confirmada a presença de reservatórios de petróleo em arenitos do período cretáceo superior. Mais perfurações e análises serão feitas para determinar se a descoberta tem um potencial econômico positivo", informou a nota divulgada à imprensa pela estatal.
" O poço será perfurado em maiores profundidades, de acordo com o programa de exploração", completa o comunicado. Esse foi o primeiro poço perfurado em águas profundas na Bacia do Jequitinhonha, com uma profundidade de 2.300 metros, mas que deve ultrapassar os cinco mil metros. O bloco está localizado a 74 quilômetros da costa da Bahia, em lâmina d'água profunda, 2.354 metros,com os reservatórios situados a aproximadamente 3.630 metros de profundidade.
A Petrobras informou, ainda, que a extensão da jazida e sua economicidade serão avaliadas posteriormente em Plano de Avaliação a ser proposto à ANP. "A Bacia do Jequitinhonha é considerada como fronteira exploratória, ou seja, é uma área ainda inexplorada, mas com grande potencial de conter acumulações comerciais de óleo e gás. Desse modo, há uma relativa prioridade nos trabalhos exploratórios na bacia", afirmou o gerente geral de exploração e produção na Bahia, Antonio Rivas.
Segundo ele, caso seja configurado o potencial, é aberta a perspectiva de se tornar uma nova área produtora para a Petrobras.
PÓLO
Caso as descobertas no Pré-sal baiano sejam confirmadas, a região sul do estado deve se transformar, nos próximos anos, em um novo pólo de produção petrolífera do país, proporcionando grandes investimentos e a geração de milhares de empregos.
.....
Esperamos que visando os lucros e benefícios no presente não seja esquecido e sim tratado como prioridade máxima o meio-ambiente e o impacto social na região.
Neste Blog diversos post sobre o Porto Sul de diversos ambientalistas.
Ana Maria C. Bruni
domingo, 21 de dezembro de 2008
A M I A N T O
Amianto -O único problema é ser mortal.
CONCEIÇÃO LEMES: COMO PROTEGER SUA FAMÍLIA DO AMIANTO, A FIBRA QUE MATA Leia no Via Mundo
e mais sobre Amianto
Amianto ou Asbesto por muitos anos foi considerado o "mineral mágico" pelas suas propriedades de incombustibilidade, altas resistências mecância e ao ataque químico e biológico, mas ao longo do século passado se constatou em inúmeros estudos independentes e de renomados cientistas que o mesmo é um reconhecido cancerígeno para os seres humanos sob todas as formas.
Portanto, não há dúvidas sobre o potencial carcinogênico do amianto (nome comercial da parte fibrosa do silicato de magnésio hidratado), seja ele do tipo branco ( a crisotila, produzida em nosso país pela Eternit no estado de Goiás através de sua subsidiária SAMA) ou da família dos anfibólios (amiantos marrom, azul etc). Falar, portanto, em menos ou mais cancerígeno não altera suas características de induzir ao câncer de pulmão (adenocarcinoma), de laringe, do aparelho digestivo e outros órgãos e o mais temível deles, que é o mesotelioma de pleura ou peritônio, que atingem respectivamente a membrana que reveste a cavidade torácica e abdominal. O mesotelioma não depende nem de tempo de exposição e nem de concentração de poeira, não tem relação com o ato de fumar e pode atingir a população indireta e ambientalmente exposta; isto é, é um grave problema de saúde pública e não se restringe a um problema "meramente ocupacional", como gostam de se referir os empregadores.
Nenhum estudo, nem os produzidos pela indústria, como estes que circularam profusamente hoje neste Rede, provaram que o amianto não faz mal à saúde.Os próprios lobbystas da indúsria do amianto reconhecem sua nocividade.
Como a visão deles é parcial, isto é, só querem focar o que lhes interessa que é o risco ocupacional vivem afirmando que "as fábricas brasileiras estão sob controle, que cumprem a legislação em nosso país - um dos mais rigosoros do mundo, que os próprios trabalhadores fiscalizam as fábricas, que eles interrompem a produção quando limites são ultrapassados e garantem, o que é mais incrível, que ninguém que se expôs ao amianto após 1980 está doente e que todas as doenças que têm sido publicadas na literatura nacional são devidas ao mau uso feito pelos empresários do amianto em anos anteriores por conta do desconhecimento que eles tinham dos riscos associados ao amianto".Para responder a cada uma destas "verdades" produzidas pelo discurso empresarial, poderíamos elaborar uma tese, desqualificando argumentos infantis, ridículos e que subestimam a nossa inteligência, mas em rápidas palavras podemos dizer que:
1) Nenhum limite de segurança foi estabelecido por organismos internacionais respeitadíssimos como a ONS-Organizção Mundial da Saúde, abaixo do qual não há risco à saúde dos que se expõem as fibras cancerígenas do amianto;
2) Todos os tipos de amianto induzem ao câncer e portanto não há sustentabilidade na tese de que o amianto brasileiro é seguro, diferentemente do que foi usado fora daqui....lembrar que o amianto brasileiro ou criotila é o tipo que se consome e ainda se produz em 95% dos casos;
3) Dizer que as fábricas brasileiras são um modelo de gestão de risco é um insulto a qualquer um....eu fiscalizo empresas há mais de 2 décadas e posso afirmar que esta afirmação é uma falácia e que os trabalhadores mesmo que conheçam profundamente seu processo produtivo não gozam de liberdade o suficiente para tomar atitudes, como por exemplo interditar um setor ou totalmente sua empresa. Para completar, posso dizer que com raras exceções, a maioria dos sindicatos de empregados de empresas de amianto são defensores intransigentes da continuidade da exploração da fibra cancerígena, o que dá ainda menos condições para os trabalhadores se manifestarem, já que estão representados pelo que há de mais pelego e subalterno aos interesses dos patrões do que estes sindicatos.
4) Quanto à "futurologia" propagandeada pelos asssessores e lobbystas da indústria do amianto de que ninguém que se expôs depois de 1980 adoecerá; isto é uma afirmação tão calhorda que deveria nem ser respondida, já que as doenças do amianto levam em geral de 20-50 para se manifestar....então para se ter certeza desta sandice, teríamos de esperar até 2030 para confirmar o não o que dizem estes lobbystas. Este é justo o prazo que a indústria desejaria ter ainda de exploração do amianto no país para continuar a auferir estes enormes lucros! Eles querem com este discurso somente protelar qualquer decisão sobre o assunto....
Quantos mais ainda terão de morrer para que nossos governantes se conscientizem da gravidade do problema???Quantos mais vítimas terão de ser sacrificadas para que a sociedade brasileira aceite qualquer estudo ou argumento produzido pela indústria da morte???
Fernanda Giannasi
Coordenadora da Rede Virtual-Cidadã pelo Banimento do Amianto para a América Latina
e mais No Blog do Roriz
Supremo Tribunal Federal (STF) já começa a se sensibilizar diante do entendimento da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (AIPC), da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que todos os tipos de fibra de amianto, em qualquer estágio de produção, transformação e uso, são substâncias cancerígenas para humanos. Um laudo contundente, de fé pública internacional.
...
Desconhecemos os males do Amianto, devemos pesquisar e nos manifestar.
Escrevam para : entrevista@senado.gov.br e peçam entrevistas sobre o assunto.
Escrevam para nossos deputados e senadores, endereços no Blog : www.emaildenuncias.blogspot.com
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Desabafo de Policial
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
BRUNI em ITACARÉ
BRUNI em ITACARÉ
ANA MARIA CECCHINI BRUNI, mulher, brasileira, cidadã italiana.Carioca, moradora em Itacaré há 10 anos.
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
A REALIDADE INFERNAL NO PARAÍSO DE ITACARÉ 1
A situação conforme notícias:
A Policia Civil continua em greve.
O delegado regional, Moisés Damasceno, disse que com os agentes civis em greve só pode contar com a Polícia Militar no trabalho de captura.
A Delegada Lisdeili Nobre tentou falar com o juiz Alexandre Passos, mas ele não foi localizado.
Promotores Aline Salvador e Olivan Costa Leal responsáveis pelo M.P.
Fatos:
30 detentos, divididos em quatro celas, enquanto a capacidade da delegacia são para oito',...
'Nós estamos vulneráveis. Só há aqui na delegacia um delegado, um escrivão e dois agentes, para cuidar diariamente da segurança da cidade e destes 32 detentos, sendo dois menores em um quartinho da delegacia acusados de cometer um homicídio na cidade'...
'Além deles não serem julgados pela justiça e ficarem até mais de um ano aqui na delegacia
Danos:
O grupo queimou colchões, quebrou paredes, arrancou as grandes de duas celas e fez reféns dois companheiros
...
Percebam
Temos autoridades que sabem perfeitamente da situação desta e única Delegacia,e os riscos aos quais estão expostos estes agentes de segurança.
Em relação aos presos ( Vale lembrar que dia 10 de Dezembro foi o Dia Internacional dos Direitos Humanos ).
Autoridades andam armados pela cidade, inclusive dentro do Forum, possuém seguranças, Algumas autoridades comentam" A cidade é muito perigosa ".
e nós, os cidadãos como ficamos? Desarmados?
Sairão certamente algumas autoridades de licença " qualquer coisa " ou de férias " não merecidas ", em seus postos na cidade certamente como é usual durante o verão, não se encontrará um promotor, nem um juiz, talvez o mais próximo esteja a 65 km de Itacaré.
E então os moradores e os turistas não terão à assistencia necessária e vital durante suas férias, como sempre.
Na gestão do outro Delegado Djalma Napoleão Picado, presos doentes se amontoavam, colchões foram queimados para combater doenças, presos foram impedidos de procurar assistência médica, um inclusive com séria DST.
Podem imaginar 30 presos no espaço que não comportam 10? No calor da Bahia? Sem saber quando terão assistência jurídica? Sem saber de suas sentenças? Alguns ficaram meses para depois receberem uns" papeluchos como dizia este delegado " enfim despachos que eram inocentes. Vão reclamar a quem?
Nova delegada assumiu neste ano, mas não pode fazer milagres,nem consegue coletes e alimentação para os agentes que vão nos dar segurança neste verão e agora tem a delegacia destruída...
Orgãos superiores de Justiça e de Segurança do estado da Bahia sabem o que acontece na cidade de Itacaré, inclusive sabem por mim por inúmeros emails e fax. O descaso, o abuso, a prevaricação, a desumanidade é chocante e horrorizante. Mas nada fazem, não tomam providências e muito menos respondem, não retornam ligações.
Imbatíveis são neste jogo de poder e do silêncio!
Alguns chegam com boas intenções mas não basta, como dizem o inferno está cheio deles, é aqui está lotado.
Policiais fazem greve, Greve no legal ,Rebelião dos presos, mudam as palavras, mas é o sentimento de indignação, de desrespeito aos direitos que leva ao caos, a desordem ao sofrimento.
Corporativismos dizem alguns. "É assim mesmo "dizem outros, "a senhora se indispos com o outro promotor dizem eles", isto "aqui é um Mangue "dizem os advogados. Cumpra-se sentenças dizem eles em seus palácios ilusórios e desumanos.
Não são dignos de pisarem neste paraíso de Deus, o estão destruindo! Se não são capazes de honrarem seus cargos, os deixem! Fechem os portais da cidade e permitam que nos armemos contra os criminosos e contra alguns de voces que se igualam a estes!
Não queremos compactuar com seus desmandos, não vamos ficar calados com o que fazem contra seres humanos!
Deponham seus distintivos, deponham seus diplomas, suas togas e deixem lugar para os que não são covardes.
Queremos ouvir de voces que não capazes de nos dar segurança e vão deixar seus cargos!
Acabem com esta farsa com a qual nos submetem! Queremos segurança e justiça, se não são capazes de nos dar, abandonem seus cargos!
Não merecem o poder e a autoridade que vos damos!
Ana Maria C. Bruni
Itacaré -Bahia
Entre Rebeliões e Greve no Paraíso de Itacaré
Dia 15 de Dezembro de 2008
Cerca de 30 detentos fazem rebelião na delegacia de ItacaréUma rebelião de detentos tumultua a delegacia de Itacaré na manhã desta segunda-feira (15). Cerca de 30 detentos tomaram dois presos como reféns, colocaram fogo em colchões e estão quebrando as celas.
Segundo a Delegada Lisdeilli Nobre, por volta das 10h da manhã, apenas dois agentes da polícia civil e quatro policiais militares fazem a segurança do local. Mais tarde chegaram reforços da Polícia Militar. Até às 13h10, os policiais ainda estavam negociando com os detentos sem chegar a nenhuma solução ao conflito.
Os presos protestam contra a falta de audiências judiciais. Os detentos enviaram um comunicado para a delegacia e a para a imprensa 'Queremos a presença da imprensa para exigirmos a transferência de alguns internos, alvarás por excesso de prazo para que temos direitos à liberdade. Queremos a nossa integridade física, palavra e assinatura do promotor e juiz da comarca. Queremos a radio e a Tv Santa Cruz. Assinado todos os detentos'
http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=12341&mdl=50
...
Cerca de 30 presos estão rebelados na delegacia de Itacaré, no extremo Sul do estado, desde o início da manhã desta segunda-feira (15). Dois detentos estão como reféns.
Os presos quebraram as celas e colocaram fogo em colchões. Eles reclamam da falta de audiência e de julgamento dos processos. A delegada aguarda a chegada de reforço da Polícia Militar.
No iBahia
...
Termina rebelião de detentos da delegacia de Itacaré
Os 28 presos que estavam rebelados desde o início da manhã na Delegacia de Itacaré, a 421 quilômetros de Salvador, terminaram o protesto por volta das 17h30 desta segunda-feira (15). Segundo a delegada titular da unidade, Lisdeilli Nobre, eles liberaram os dois presos que estavam como reféns. 19 presos foram transferidos para o presídio de Ilhéus. Os outros 9 permanecem na delegacia à espera das determinações da justiça.
Durante a rebelião, os detentos queimaram colchões arrebentaram grades. A principal reivindicação dos presos era a transferência de alguns internos por causa da superlotação nas selas. 'Além deles não serem julgados pela justiça e ficarem até mais de um ano aqui na delegacia, nós estamos com quase 30 detentos, divididos em quatro celas, enquanto a capacidade da delegacia são para oito', disse a delegada.
No início da rebelião, os presos entregaram uma carta para a delegada com as exigências para o fim do motim. 'Queremos a presença da imprensa para exigirmos a transferência de alguns internos, alvarás por excesso de prazo, para que temos direitos à liberdade. Queremos a nossa integridade física, palavra e assinatura do promotor (Olivan Costa Leal) e juiz da comarca (Doutor Alexandre Patos Valadares). Queremos a rádio e a Tv Santa Cruz. Assinado todos os detentos', dizia o comunicado.
Agentes da Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira e da PM cercaram a unidade para evitar a fuga dos detentos. 'Nós estamos vulneráveis. Só há aqui na delegacia um delegado, um escrivão e dois agentes, para cuidar diariamente da segurança da cidade e destes 32 detentos, sendo dois menores em um quartinho da delegacia acusados de cometer um homicídio na cidade', relatou a escrivã da unidade, de prenome Cristina.
Outras delegacias do sul do estado e da capital registraram confusões neste período em que os policiais civis estão em greve. Nos último dias, houveram fugas nas unidades de Itabuna, Coaraci e Itabela. Em Salvador, na última terça-feira (9), 108 presos tentaram fugir de três delegacias da capital.
http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=12382&mdl=50
...
Rebelião na cadeia de Itacaré acaba com transferência de presos para Ilhéus
As rebeliões se espalham pelas cadeias do sul da Bahia. Na segunda-feira, 15, 28 presos quebraram as quatro celas da carceragem da delegacia de Itacaré, no centro da cidade que fica a 428 km de Salvador. O quebra-quebra começou por volta das 10h30.
O grupo queimou colchões, quebrou paredes, arrancou as grandes de duas celas e fez reféns dois companheiros para impedir que os policiais da Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira (Caerc), que cercaram a delegacia, invadissem o local.
Eles também bloquearam a passagem da porta principal, que dá acesso às celas, com as duas grades que foram arrancadas. Durante o quebra-quebra, eles gritavam muito, pedindo a presença do juiz e de um promotor de justiça.
Os rebelados se queixam de que estão presos há mais de um ano e ainda não foram ouvidos pela Justiça. Na segunda, a delegada Lisdeili Nobre tentou falar com o juiz Alexandre Passos, mas ele não foi localizado. Os presos também querem ser transferidos das celas superlotadas da carceragem, que estão com o dobro da capacidade.
Segundo policiais, no início da tarde o grupo se acalmou, após a chegada de um promotor de justiça e do coordenador regional de polícia de Ilhéus, André Viana, que negociou a transferência de 19 detentos para o Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus.
Ainda segundo policiais, com a presença do promotor, para intermediar um diálogo com a Justiça, a delegada Lisdeili Nobre conseguiu negociar com os outros nove presos, que serão acomodados nas duas celas que foram pouco atingidas pelo quebra-quebra.
Leia mais a situação de Itacaré e Itabuna no A Tarde http://www.atarde.com.br:80/cidades/noticia.jsf?id=1031425
Leia no Itacaré News
O que é legal para a Justiça em relação a Policia Civil e Militar?
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Filho do Homem
E Ele veio e disse.
Não O escutaram naquele tempo
E poucos O escutam hoje
Transmitem-se matérias, tópicos de tantos desconhecidos
Mas a Voz Dele nos envergonhamos de transmitir.
Disse-nos Ele: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?
Disse polidamente que éramos tímidos! Evitou nos chamar de Covardes!
Em certos momentos não nos suportou e disse:
Raça incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei de suportá-los?
Foi por pouco mais tempo O exterminamos logo depois de festejá-lo
Tentou nos ensinar como lidar com os Imundos.
Ao lhe perguntar seu nome: Os imundos responderam
Legião é meu nome, pois somos muitos!
Ele ordenava que saíssem sem muita conversa e os endereçava aos porcos
Sai deste homem, espírito imundo!
Neste clima natalino festejamos o nascimento do filho do homem enviado por Deus e temos de entender que nossa fé não é ativa, que não sabemos lidar com os imundos e que somos tremendamente covardes.
Ele ainda nos suporta e nos transmite com Seu infinito amor a esperança que um dia escutaremos a voz do Pai.
Devemos ser decentes e não parabenizá-LO nestes dias.
Dele recebemos infinitos presentes e não tivemos em 2000 anos amor, humildade e solidariedade para retribuir.
Ana Maria C. Bruni
TERRA SEM LEI GOVERNADA POR BANDIDOS
O referido assassino foi absolvido por um juri popular. Dois dos jurados passaram a maior parte do tempo do julgamento dormindo, demonstrando desrespeito a dor da família da vítima.
Sr ministro da justiça, exelentíssimo presidente da república, será que o Brasil virou terra de bandidos governada por bandidos? QUE JUSTIÇA É ESTA? Eu devo ser a próxima vítima ou de processo ou até de assassinato simplesmente por falar a verdade. No caso de um processo com certeza devo ser condenado. O fato das prisões no país não respeitarem os direitos humanos não é motivos para absolvição de crimes desta natureza. Se o nosso sistema penitenciário está falido, que seja reformulado, porém os que matam por motivos banais, precisam ser punidos. A absolvição dos dois acusados nos casos citados acima, é um desrespeito ao clamor da sociedade e aos homens de bem que desejam que seja feita justiça.
Não temos pena de morte no Brasil
E explode a crise
Nas penitenciárias e delegacias do Brasil
Todo ano a mesma situação
Cidades e estados diferentes
Meses diferentes
Outros reféns
Outras famílias desesperadas
Danos no patrimônio
Mortes,dores
Lixo, sujeira,crueldade,promiscuidade
Círculo vicioso em país corrompido
Não temos pena de morte em nosso país!
Temos o que?
Temos dezenas de homens em celas que não comportam nem uma dezena
Temos um sistema cruel, desumano, sem assistência médica,psicológica e jurídica, alimentação precária, falta de medicamentos. Milhares de seres diariamente sem ocupação, sem orientação, entregues horas e horas infindáveis as instruções e ensinamentos dos comandos de criminosos.
Permitimos a devassidão, entregamos homens a homens e mulheres a mulheres para que seus corpos sejam abusados durante o prazo de suas penas.
Ainda fazemos piadas sobre isto. Autoridades policiais o fazem.
A corrupção impera entre os policiais, passa tudo na vistoria entre biscoitos, vaginas e ânus,passam celulares, drogas,dinheiro.
Que lugar melhor para criminosos aliciarem subordinados?
Prospera o ódio, a injustiça em alguns casos e o mal em sua essência.
Não temos pena de morte mas criamos a nossa pena de morte em abandonar estes seres nas mãos de outros mais maléficos do que eles.
Sairão alguns deles no mesmo nível de ignorância que entraram porém mais instruídos no crime e certamente serão tão inclementes para conosco como o fomos para com eles.
Sem perdão nos eliminarão, sem remorsos nos colocarão em nossas grades de condomínios, não se importarão com nossas câmeras, com nossos blindados,sabem que estamos desarmados e que somos maus como eles.
Eles têm nomes, tem hierarquia, são comandos do mal, estrategicamente colocados em pontos vitais de nossas comunidades, são poderosos, equipados com as mais recentes armas, viciados nos mais diversos entorpecentes, querem mais drogas, mais poder, mais corrupção, mais devassidão.
Enquanto isto discutimos e discutimos sem aparentes soluções, o tempo passa, os meninos se tornam jovens e posteriormente adultos formados nas nossas faculdades do mal que denominamos penitenciarias. Não são lugares de penitencia... nem sabem o que significa.