quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Turismo Carbono Neutro Movimento Mecenas da Vida Área de Proteção Ambiental Itacaré - Serra Grande

2187
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
É um programa de certificação local, desenvolvido e executado pelo Movimento Mecenas da Vida, através de uma parceria construída entre famílias de agricultores tradicionais e empresários que atuam na cadeia produtiva do turismo da Área de Proteção Ambiental Itacaré/Serra Grande. O objetivo desse programa é neutralizar as emissões de carbono (CO2) geradas pelas atividades operacionais dessas empresas e negócios locais, cumprindo reflorestamentos nas áreas degradadas das propriedades das famílias dos agricultores.

O valor que cada empresa paga pelas mudas das árvores que neutralizam suas emissões vai para o "Fundo Carbono Social" em forma de contribuição. A partir da soma dessas contribuições é composta cada "Bolsa Conservação". Atualmente, essa bolsa possui o valor de R$300,00 e é concedida mensalmente às famílias dos agricultores tradicionais que participam do Programa. Trata-se de um pagamento pelos serviços ambientais prestados pelas suas florestas.
 
São os agricultores que produzem as mudas das árvores e as plantam em sistemas agro-florestais nas áreas degradadas das suas propriedades e realizam o manejo desse reflorestamento. Para isso, eles recebem semanalmente capacitações técnicas, ambientais, humanas e sociais da equipe de campo do Movimento Mecenas da Vida. Contudo, para participar do programa e receber a "Bolsa Conservação", o agricultor tem que assumir vários compromissos, tais como: matricular os filhos na escola; interromper o corte da madeira e a queima da mata; adotar técnicas conservacionistas em sua propriedade; preservar os filhos do trabalho pesado da roça etc.
 
APA Itacaré/Serra Grande Destino Carbon Free!

Com tudo isso, o que o programa está construindo é uma identidade turística inovadora para a APA: "um Destino Carbon Free". Ou seja, um destino onde todos que participam dele neutralizam as suas emissões de carbono; inclusive o turista que pode neutralizar as emissões geradas pelo transporte de ida e volta da sua viagem.
 
O Turismo Carbono Neutro, desta forma, transforma-se numa tecnologia socioambiental que se comunica, ao mesmo tempo, com 3 importantes aspectos: 1º.) a conservação ambiental; 2º.) a promoção do desenvolvimento socioeconômico das populações tradicionais; e 3º.) a construção de uma imagem turística inovadora.

Uma rede local que empresários e agricultores tradicionais estão construindo. Uma experiência capaz de diferenciar a APA Itacaré/Serra Grande como um destino no Brasil e no mundo e, quem sabe, daqui a algum tempo possa ser replicada em outros lugares!

 

2187g


Informe-se sobre como ingressar nessa rede: www.mecenasdavida.org.br
 

Nenhum comentário: