Os ftalatos são um grupo de compostos químicos derivados do ácido ftálico, como o cloro ftalato, um aditivo para deixar o plástico mais maleável. O grupo de compostos é tido como cancerígeno. Pode causar danos ao fígado, rins e pulmão, além de anormalidade no sistema reprodutivo.
Os ftalatos estão presentes em alguns tipos de plástico e vários produtos de higiene pessoal, como fragrâncias, sprays de cabelo e verniz extra-brilho para unha.
A pesquisa foi feita com crianças de três diferentes regiões dos Estados Unidos. Os pesquisadores encontraram uma correlação forte entre as grávidas com níveis acima do normal da substância na urina e os efeitos nos bebês. "Os ftalatos são toxinas reprodutivas e deveriam ser eliminados dos produtos porque nós não precisamos deles", diz Shanna Swan, diretora do Centro de Epidemiologia Reprodutiva da Universidade Rochester, que coordenou a pesquisa. O estudo foi publicado na revista científica Environmental Research.
O Conselho Americano de Química, que representa as empresas que fazem a substância (Exxon Móbil, Basf, Ferro Corporation e Eastman Chemical) divulgaram uma nota sugerindo cautela contra uma "interpretação exagerada de qualquer estudo individual".
No entanto, os ftalatos são investigados há alguns anos. E já há outras pesquisas relacionando a substância a deformações no sistema reprodutivo.
(Alexandre Mansur)
http://saudeintegralecia.blogspot.com/search/label/Meio%20Ambiente
Nenhum comentário:
Postar um comentário