quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O QUE É SER UMA ASSISTENTE SOCIAL.

O Serviço Social é uma profissão de curso superior, o qual trata, objetivamente das expressões da "questão social". Tem contribuições da Sociologia, Psicologia, Economia, Ciencia Politica, Filosofia, Antropologia, Direito. Quem faz o curso de graduação em Serviço Social obtém o título de Assistente Social ou Bacharel em Serviço Social, e precisa, para exercer sua profissão, estar inscrito no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) de sua região.

O assistente social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
Tendo como objetivo a contribuição para a construção de uma ordem social, política e econômica, rebelando-se contra os problemas das injustiças, que afetam os desamparados socialmente.

O Estado que é o representante de uma ordem social determinada, necessita da prática profissional do Assistente Social, para relativização da problemática social e para controlar ou canalizar os conflitos emergentes. Deixando a visão de que desigualdade social é um fator natural. Naturalmente não podemos apelar para uma fórmula mágica que cura todos os males da humanidade, entrando no idealismo inútil, mas assumindo como direito inalienável da população, a busca e a garantia da política social, de forma organizada e planejada. Não confundindo assistencialismo com assistência, nem deixando a demagogia tomar conta e ofuscar a realidade.

DEZ MANDAMENTOS DOS ASSISTENTES SOCIAIS

1 – Amar aos outros antes de si mesmo
02 – Ser compreensivo.
03 – Ter um sorriso e uma palavra amiga para os outros.
04 – Agradecer sempre.
05 – A simpatia e cuidado devem vir em primeiro lugar.
06 – Nunca ser arrogante, poderoso, mal-educado.
07 – Respeite as exigências, as ordens, as incompatibilidades, pois estas pessoas estão precisando MUITO de você.
08 – Todos os problemas das pessoas são muito importantes, ouça-os com atenção.
09 – Teu coração te pertence, mas seu rosto pertence as pessoas, ilumine-o.
10 – Para você ser feliz, antes, faça as pessoas felizes.

Do Blog SANDRA RIZO
 
Informa Links relacionados ao SUS

Nenhum comentário: