quinta-feira, 11 de junho de 2009

OMS aguardando o mundo estar preparado para comunicar a PANDEMIA Gripe Suina- A

"Sabemos que o vírus continua se estendendo pelo mundo, e que a atividade do mesmo está aumentando em diferentes países. Estamos cada vez mais perto de uma situação pandêmica, mas a OMS está trabalhando duro para preparar os países, as pessoas", disse o diretor-geral adjunto da OMS, Keiji Fukuda, em entrevista coletiva.

"Queremos que se entenda muito bem a mensagem que, se declararmos a fase seis de pandemia (da atual fase 5), isso significa que o vírus está se espalhando e que há contágios estabelecidos em países de diversas regiões", disse Fukuda.No G1

Segundo a OMS, até o dia 8 de junho, foram confirmados 25.288 casos da doença em 73 países. O número total de mortes é de 139, em seis países. O Brasil tem 35 casos confirmados G1

ALERTA Epidemias,Pandemias, conheça os sintomas

Gripe A H1N1

...

Aumenta a cada dia o número de pessoas e países tocados pela contaminação do vírus A(H1N1v). Esta variante da gripe atingira ontem 26.500 pessoas em 73 países e fizera 140 mortos. Em 24 horas apenas, as cifras oficiais acrescentaram cerca de 1.300 doentes.

Desde há quase duas semanas, altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam ser "inevitável" ou "iminente" a declaração de pandemia. Ainda ontem, numa teleconferência de imprensa, o assessor científico da directora-geral, afirmava: "Estamos mesmo muito perto disso". "Isso" é o nível seis, o último que reconhece, na escala da epidemiologia estabelecida pela OMS, haver uma pandemia instalada, que requer o desencadear de todos os meios possíveis para minimizar o número de vítimas.

O mesmo responsável, Keiji Fukuda, admitiu que a elevação do nível de alerta e resposta pelas autoridades sanitárias implica que a OMS tenha certezas quanto ao grau de preparação dos países para enfrentar a crise sanitária. Mas não só: os países terão também de estar preparados para lidar com a reacção das suas populações. "Uma das questões críticas consiste em querermos evitar o pânico extremo por parte das pessoas quando souberem que estamos numa situação de pandemia". Em termos práticos, e confessados pela OMS, receia-se que os hospitais se vejam a braços com uma procura excessiva por parte de quem nem precise de cuidados.

Um pouco por todo o Mundo, vão-se somando as notificações da doença. As agências internacionais referem o aumento de pessoas infectadas pelo vírus da nova gripe no Egipto (onde mais cinco estudantes de uma universidade manifestaram a doença, juntando-se a outros dois casos numas instalações em quarentena). O Brasil tinha já 40 casos confirmados.

No Canadá, um dos países mais afectados, registou-se a quarta morte provocada pela infecção, enquanto no Panamá um recém-nascido se encontrava ontem em estado crítico.O México, Estados Unidos, Canadá e Austrália detêm o maior número de casos e indícios de que o contágio já não se faz só pessoa a pessoa, mas no seio de comunidades alargadas. E esse é precisamente um critério para decretar a situação de pandemia. Leia mais

...

Para entender melhor: quando uma doença existe apenas em uma determinada região é considerada uma endemia (ou proporções pequenas da doença que não sobrevive em outras localidades). Quando a doença é transmitida para outras populações, infesta mais de uma cidade ou região, denominamos epidemia. Porém, quando uma epidemia se alastra de forma desequilibrada se espalhando pelos continentes, ou pelo mundo, ela é considerada pandemia.

Endemia :É uma doença localizada em um espaço limitado denominado "faixa endêmica". Isso quer dizer que, endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.

Epidemia:É uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. Isso poderá ocorrer por causa de um grande desequilíbrio (mutação) do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente (desconhecido).

Pandemia:A pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.
...

Enquanto não dão o alerta continuamos a viajar, não fazemos atenção aos sintomas, os cuidados nos portos,aeroportos, rodoviárias não são intensificados e assim em poucos meses o virus se espalhou chegando atualmente a milhares de casos com 140 mortos .

PandemiAAAAAAAAAAAA

Nenhum comentário: